Pesquise aqui

Pastel Farroupilha















Resolvi homenagear meu pastel lindo com esse nome pois estava na semana do 20 de setembro, data mais importante para os gaúchos e segundo porque o recheio representa as cores da bandeira do RS. Ele é assado e integral. Ficou uma delícia, modéstia a parte. :)

Ingredientes da massa
300 gramas de farinha de trigo branca
300 gramas de farinha de trigo integral
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água morna
1 colher de chá de sal

Ingredientes do recheio
1/2 cebola
3 dentes de alho
1 tomate picado
1 xícara de proteína de soja texturizada (aquela bem miudinha)
1/2 xícara de pimentão amarelo picado
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1 colher de chá de curry
1 pitada de noz-moscada
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de servir de shoyu

Preparo da massa
Se você tem uma panificadora, coloque os ingredientes na forma, escolha a opção massa e deixe que ela trabalhe.
Se não, coloque em um recipiente a farinha, o sal e o óleo. Misture com as mãos vá acrescentando água aos poucos. Sove bem a massa até que fique homogênea. Deixe descansar por no mínimo uma hora (não confie na quantidade de água, portanto sempre observe se está suficiente, se não, acrescente mais. Isso também serve para a panificadora). Enquanto isso…

Preparo do recheio
Coloque a soja para hidratar em água morna e enquanto isso aqueça o óleo em uma panela média, acrescente a cebola e o alho e refogue. Lave bem a soja já hidratada e exprema para que fique sequinha. Acrescente à panela quando a cebola e o alho já estiverem bem douradinhos. Misture bem, coloque sal, o shoyu, o açúcar, o curry e a noz moscada. Acrescente então o restante dos ingredientes e misture tudo muito bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios.
Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem
Separe a massa em bolinhas para facilitar a abertura ( o tamanho da bolinha vai depender do tamanho que você quer o pastel). Em uma mesa enfarinhada, abra a massa com um rolo, tentando não deixá-la muito fininha, pois ela pode rasgar. Vai no olho mesmo. Se rasgar ou ficar grossa demais, faça de novo até acertar. Para que ela fique em formato de círculo, eu usei uma tijela de sopa para cortar. Use o que você tiver em casa. Separe a massa cortada em um cantinho e faça o mesmo com o restante.
Depois de já cortada, disponha uma do lado da outra, cubra o centro com o recheio já frio, feche ela com cuidado unindo as duas pontas. Você pode fechá-la com garfo, ou virando as bordas para dentro, que é o que dá aquele formato de trança.
Pincele com azeite de oliva e leve ao forno até que dourar.

Você pode variar o recheio a seu gosto e também utilizar a massa para pastel doce.

Bom apetite. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...